História


Vida de Stela Machado



Stela Machado, filha do varão de Vila Falcão, Olegário Machado, e de Maria Herminia Machado, nasceu em Bauru, em 1º de Janeiro de 1928. Seu pai era ferroviário da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e a família morava na Vila Falcão, na atual avenida Alfredo Maia, junto com seus seis irmãos. Ali, seu pai promovia saraus e encontros culturais, e os irmãos mais velhos de Stela participavam. Cacilda, sua irmã, era professora no Grupo Escolar Torquato Minhoto, casada com Roberto de Franco, gerente da CPFL em Bauru.
Fez o curso primário no 2º Grupo Escolar de Bauru - Vila Falcão, hoje Escola Estadual Luiz Castanho de Almeida. O curso secundário foi feito no Instituto Educação Ernesto Monte, hoje Escola Estadual Ernesto Monte, pertencendo à turma de 1950. Formou-se normalista, obtendo o diploma de professora.

Era colega de Ada Cariani, de sua irmã Eda, além de Gina e Carlos Cariani. Começou a recitar mesmo antes de aprender a ler. Figura obrigatória nas festas artísticas da cidade, foi na primeira fase do Centro Cultural uma representante de Bauru e todos se admiravam da arte original de uma  declamadora diferente. "Stela ia sempre abrilhantando reuniões, festas cívicas, e levando mesmo a sua arte além das fronteiras de Bauru". (Diário de Bauru, 18/02/1973)
Certa vez, ouvindo-a em Bauru, foi convidada pelo governador paulista Macedo Soares a tomar parte em uma reunião de intelectuais no Palácio do Governo, na cidade de São Paulo, tomando parte depois, e1946,  ainda aluna da quarta série do Colégio Estadual de Bauru, nas comemorações de 50 anos da Academia Brasileira de Letras, interpretando várias poesias, no salão nobre da Escola Caetano de Campos e sendo entusiasticamente aplaudida Foi a primeira mulher a declamar na Academia.
Casou-se a 28 de fevereiro de 1951, com o Engenheiro Laerte Campos de Souza, professor de Química da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, indo morar em Recife,  onde tiveram dois filhos, Laerte e Roberto. Nesta cidade, Stela veio a falecer em 17 de julho de 1956, em um desabamento do prédio da antiga "Laja Maison Chic", hoje Lojas Americanas, enquanto fazia compras de artigos regionais para presentear familiares no prédio vizinho, junto com sua irmã, a professora Cacilda Machado de Franco, que tinha ido passar as férias na capital de Pernambuco. 


A Fundação da Escola


Pela Lei 6.949 de 6 de setembro de 1962, publicado no Diário Oficial de 7 de setembro de 1962, foi criado o Ginásio Estadual de Vila Falcão, no município de Bauru. No início de 1963, havia apenas o período noturno, das 19:00 às 22:40 horas, com 12 classes no Grupo Escolar "Luiz Castanho de Almeida". Em 1964, foi criada a extensão do Ginásio Estadual de Vila Falcão, que funcionou no prédio GESC "Guia Lopes", tendo também em anexo uma classe de Escola Normal, pertencente ao Instituto Escolar Estadual "Ernesto Monte" de Bauru. Em 1968, a extensão do Ginásio Estadual de Vila Falcão transformou-se em unidade autônoma (Colégio Estadual "Prof. Antonio Xavier de Mendonça"). 
Somente em 03 de maio de 1968, esse Ginásio passou a ser denominado C.E.N.E. ( Colégio e Escola Normal Estadual "Stela Machado") em homenagem a emérita declamadora bauruense Stela Machado.
Com o aumento dos alunos, as instalações do C.E.N.E. não eram suficientes. Assim, em 4 de julho de 1968, foi desapropriado um imóvel situado no Distrito de Vila Falcão, necessário a construção da escola atual. O imóvel onde se acha localizado o prédio, foi uma doação da benemérita família do Comandante Daniel Pacífico.
A inauguração do prédio próprio está registrada na placa comemorativa na entrada da escola. A mudança para o novo prédio se efetivou de 28 de fevereiro a 1º de março de 1971 e as aulas de iniciaram no novo prédio a 14 de março do mesmo ano. 

UOL Vestibular